Dor na ovulação: sobrecarga e dificuldade em ter prazer
Você costuma sentir dor na ovulação? Ter episódios de dores, desconfortos ou até sangramentos no Período Fértil sugere que você pode estar vivendo muitas tensões e responsabilidades, abrindo mão dos momentos de prazer e diversão.
O sistema ginecológico fala a todo momento conosco, em cada fase do ciclo, a cada momento de nossas vidas. E a forma que ele encontra de se comunicar é manifestando algum sintoma físico, para nos alertar que existe algo de errado. Quando isso acontece durante a ovulação, a mensagem que o corpo manda é através dos ovários.
Basta pensar que a ovulação é o momento no qual o ovário libera o óvulo para ser fecundado. É, então, o auge da fertilidade. Mas isso não se limita a gerar um bebê! No Período Fértil, liberamos estrogênio e exalamos feromônio. E isto nos deixa mais voltadas à conquista, sedução, libido, animação e entusiasmo. É nesta fase que a mulher fica mais propícia a se cuidar, explorar seu poder, socializar e conquistar aquilo que deseja.
Portanto, quando você se fecha para essas questões e fica ansiosa, tensa, com os pensamentos “turbinados” e incapaz de curtir o momento, a ovulação dói, para te dizer: “você está se ferindo com tanta sobrecarga. Então, manifesto a dor para você fazer algo neste sentido”.
Sendo assim, as mulheres que costumam sentir dor na ovulação acham que precisam dar conta de tudo e assumem todas as responsabilidades para si. Muitas vivem apenas para o trabalho, os filhos ou os outros. Da mesma forma, ainda há aquelas que se fecharam emocionalmente, para esconder as feridas que sentem. Elas se afogam num mar de obrigações e se isolam de si mesmas.
Dor na ovulação também sinaliza dificuldade em ser criativa e realizar sonhos
Os ovários são os órgãos responsáveis pelos nossos sonhos. Afinal, eles guardam toda a força de criação. Inclusive, a Medicina Tradicional Taoísta trata a infertilidade a partir destes conceitos emocionais. O ovário da mulher necessita estar saudável, assim como o sêmem do homem também, pois ambos trazem a semente da vida.
Mas, engana-se quem pensa que isso tem a ver apenas com gerar um bebê. Os ovários criam não apenas a semente da vida biológica, como também dão origem ao impulso de viver. Ou seja, nossa libido e sedução, assim como a capacidade de explorar novos horizontes, sonhar e correr atrás dos objetivos. É nos ovários que reside a capacidade de realizar nossos desejos e a disposição em sentir prazer em todas as áreas da vida.
A maior concentração de energia disponível (prana) no corpo feminino fica localizada no ovário. Afinal, esta é a parte mais ativa do sistema reprodutor feminino, são os ovários que precisam “trabalhar” para produzir o óvulo.
Portanto, quando a mulher não está conseguindo colocar em prática sua capacidade de criação, ou seja, sua criatividade, dons e talentos, o ovário precisa se esforçar mais para liberar os óvulos durante o Período Fértil, ocasionando dores ou desconforto nesta fase.
Sangramento na ovulação demonstra sobrecarga de energia masculina na sua vida
Outra resposta que nosso corpo nos dá sobre esses mesmos comportamentos no Período Fértil e Ovulatório é um leve sangramento. Este costuma ser bem discreto, às vezes, com uma aparência de “borra de sangue” – seja na calcinha ou quando fazemos xixi.
Neste caso, o sangramento sinaliza uma sobrecarga e um desequilíbrio do ovário, pelo excesso de uma energia muito Yang (masculina) na mulher, sobrepondo a feminina. Ou seja, uma mulher que tem dificuldade em lidar com suas emoções. Enquanto as características masculinas têm a ver com o agir, as femininas são ligadas ao sentir. Portanto, se você anda agindo mais que sentindo, a energia masculina em você está mais ativa do que a feminina. Assim, o seu ovário se coloca em demasiada ação, ocasionando sangramentos.
Mente afeta saúde dos ovários e vice-versa
Os ovários estão intimamente ligados à nossa mente. Existe um sistema hipotálamo-hipófise-ovariano, que regula e manda sinais neurais do cérebro para os ovários e vice-versa. Isso significa que nossas emoções geram uma mudança de hormônios no corpo. Por exemplo, quando eu sou mais extrovertida gero mais estrogênio, quando eu estou mais introspectiva gero mais progesterona. Sendo assim, o hormônio influencia nas emoções e as emoções influenciam o hormônio.
Portanto, tanto nossa mente regulariza os ovários e consequentemente os hormônios, como o oposto também. Então, quando você deixa de viver uma vida criativa, abandona seus sonhos e esquece de si mesma, isso tende a afetar a saúde do ovário – gerando cistos, dores na ovulação ou até câncer.
Mas, só tomar consciência disso não basta, porque é algo que já está enraizado em você.
Como cuidar da saúde dos ovários?
Quando já existe uma doença ovariana manifestada, o tratamento médico é fundamental e imprescindível. Mas, também, é preciso tratar a causa-raiz do problema, que tende a ser emocional. Sendo assim, práticas vivenciais podem aumentar o nosso “prana ovariano”, para melhorar nossa disposição, criatividade, foco, inspiração e até mesmo nossa fertilidade física ou de sonhos na vida.
A técnica mais eficaz, neste sentido, é a Reconsagração do Ventre, que limpa essas memórias emocionais dos nossos ovários e ventre, para que as dificuldades parem de repercutir em sua mente, corpo, pensamentos e decisões. Assim, essa limpeza promoverá, aos poucos, uma nova mudança, despertando em si o seu feminino e reequilibrando o seu sistema reprodutor.
Fui pioneira em trabalhar com a Reconsagração do Ventre no Brasil, que é feita em uma vivência online, de 2h30.
Nossos ovários fluem e agradecem quando vivemos plenas, em desenvolvimento criativo.
Dicas para viver melhor o Período Fértil e diminuir dor na ovulação
De forma paliativa, existem algumas dicas que você pode colocar em prática para liberar serotonina no corpo de forma natural. Isso lhe ajudará a viver melhor sua ovulação. Veja abaixo.
Inclua alguns alimentos no cardápio
Alguns alimentos, chamados triptofanos, podem dar uma ajudinha para liberação de serotonina. São eles:
- Banana
- Abacate
- Abacaxi
- Couve flor
- Brócolis
- Batata
- Beterraba
- Ervilhas
- Nozes
- Amendoim
- Caju
- Algas marinhas
- Grão de bico
- Cacau orgânico
Dica para aumentar a libido no Período Fértil
Outra opção é fazer uso de Tribulus terrestris nos dias da sua ovulação. Este é um produto natural, que pode ser encontrado em pó, em lojas de produtos naturais. Para usá-lo, dilua 1 colher de sobremesa do pó de Tribulus, em 1 copo com água.
Matérias recentes
Os 7 Úteros: Útero Fortão
As donas deste útero são racionais, autoritárias e firmes. No amor, criam ciladas para si mesmas e também possuem alguns bloqueios na cama. Abaixo, conheça melhor o Útero Fortão e descubra se ele mora em você.
Manual da endometriose: causas, sintomas e tratamento
Saiba a relação entre ovários policísticos e sonhos não realizados. Este texto explora como a Síndrome do Ovário Policístico pode sinalizar emoções reprimidas e o impacto dessas emoções na vida e nos relacionamentos.